Palacio de La Moneda e Troca da Guarda em Santiago do Chile

O Palacio de La Moneda é a sede da presidência do Chile e uma das principais atrações de Santiago. O palácio fica na região central da cidade e possui duas praças, uma de cada lado: Plaza de La Ciudadania e Plaza de La Constituición.

O Palacio de La Moneda foi inaugurado em 1805 como a Casa da Moeda chilena. Posteriormente passou a ser sede também da presidência chilena e depois deixou de abrigar a casa da moeda e foi ocupado definitivamente pela presidência.

Palacio de La Moneda - Santiago do Chile

É possível fazer uma visita guiada pelo palácio. As visitas acontecem de teça a sexta em quatro horários diferentes. É necessário agendar previamente pelo email visitas@presidencia.cl
Veja mais informações sobre a visita guiada no site do Governo do Chile.

Mas a grande atração do Palácio de La Moneda é a troca da guarda presidencial que ocorre a cada dois dias na Plaza de La Constituición. A cerimônia acontece as 10:00 nos dias de semana e as 11:00 nos finais de semana e feriados, dura 45 minutos e é bastante disputada pelos turistas em Santiago.

Confira o calendário da Troca de Guarda:
Você pode verificar a programação oficial da Troca da Guarda no site do Governo do Chile.

No subsolo da Plaza de La Ciudadania está localizado o Centro Cultural Palacio de La Moneda, onde ocorrem várias exposições.

Nossa visita ao Palacio de La Moneda foi muito hilária, para não dizer quase trágica. Tínhamos nos programado para assistir a troca de guarda e chegaríamos um pouco antes das 10:00 ao palácio.

O que não imaginávamos é que nesse mesmo dia iria ter uma gigantesca manifestação de estudantes chilenos contra o preço e qualidade do ensino no país. E o local escolhido para a manifestação foi justamente o Palacio de La Moneda, mas na Plaza de La Ciudadania que fica no lado oposto da Plaza de La Constituición (local da troca de guardas). O palácio fica entre essas duas praças. De uma não é possível avistar a outra.

Quando faltavam uns 100 metros para chegarmos ao palácio, começamos a sentir um cheiro estranho, além de irritação nos olhos e garganta. Eram bombas de gás lacrimogêneo que a polícia estava soltando para dispersar os estudantes que estavam começando a se reunir. Mas do local em que a gente estava, não conseguíamos ver e nem ter noção do que estava acontecendo.

Só sei que fomos bem rápido até o palácio e tiramos umas fotos. Aí um policial nos informou que não haveria a troca de guarda e que era melhor a gente sair bem rápido da região por causa da manifestação.

Olhamos nosso mapa para verificar qual metrô estava mais perto e saímos em direção da estação, mas percebemos que estávamos indo de encontro com os estudantes. Aí começou um grande corre corre, as lojas fechando e todo mundo correndo em direção as estações do metrô. Isso no meio de gás lacrimogêneo e bandos de estudantes encapuzados que passavam que nem loucos. Nós utilizamos o cachecol como proteção nos olhos e boca, estavam ardendo muito.

Quando chegamos ao metrô, para piorar a situação, a estação estava fechada pela polícia, assim como todas as outras estações da região. Aí fomos embora correndo mesmo, a pé. Depois de vários quarteirões de corrida chegamos sãos e salvos em um local seguro.

Depois ficamos sabendo pela tv que esse protesto reuniu cerca de 300 mil pessoas (isso mesmo, 300 mil) e teve cenas fortíssimas de violência, com muita gente presa e vários feridos.

No final de tudo nos sentimos honrado, já que todo mundo vai até o Palácio de La Moneda para ver a troca da guarda, mas nós vimos a guarda em ação :) … na verdade foi a polícia, mas vamos falar que foi a guarda para ficar mais emocionante.

Como chegar no Palacio de La Moneda: estação de metrô La Moneda (2 quadras).

Mapa de Localização do Palácio de La Moneda e da Troca da Guarda:


Visualizar Santiago – Chile em um mapa maior

Fred Prezotto

Publicitário e blogueiro, Fred Prezotto adora viajar de forma independente. O blog Dicas de Viagem contém relatos preciosos dessas viagens, além de muitas dicas para quem gosta de viajar. Encontre o Fred no Google+ e no Twitter.


Comentários:

  1. Ticiana disse::

    Caros, estou vendo que a troca da guarda em determinado mês acontece pares e outros impares. Irei viajar em janeiro de 2015 pela logica de 2014 janeiro é par.

    Em janeiro de 2015, a troca da guarda será par ou impar?

    • Fred Prezotto disse::

      Olá Ticiana. Eu atualizei o post com o link correto do site do Governo do Chile com o calendário da Troca da Guarda. Infelizmente o calendário só mostra a programação para 2014. Portanto ainda não sabemos sobre 2015.

      • Ticiana disse::

        Obrigada Fred pelo seu retorno.
        Tinha enviado um e-mail para o pessoal Sousas Tour – Receptivo no Chile
        Eles me responderam o seguinte, vou copiar aqui porque serve até para você caso alguém pergunte:

        “Oi, Ticiana.
        A Troca de Guarda é cada 48h.
        Em Dezembro 2014, ocorre os dias pares, sendo o dia 30 o ultimo dia do mês que ocorreria a mesma, pelo tanto em Janeiro, a Troca de Guarda começaria o dia 01 (impar). Ok? “

Comentários:

Você tem dúvidas, sugestões, dicas? Contribua com o Dicas de Viagem deixando seu comentário. Só serão publicados comentários escritos com português correto. Não serão aceitos comentários escritos somente em MAIÚSCULAS, nem com linguagem ofensiva e spams.

*