Palacio de La Moneda e Troca da Guarda em Santiago do Chile

24 de maio de 2012 8 Comentários

O Palacio de La Moneda é a sede da presidência do Chile e uma das principais atrações de Santiago. O palácio fica na região central da cidade e possui duas praças, uma de cada lado: Plaza de La Ciudadania e Plaza de La Constituición.

O Palacio de La Moneda foi inaugurado em 1805 como a Casa da Moeda chilena. Posteriormente passou a ser sede também da presidência chilena e depois deixou de abrigar a casa da moeda e foi ocupado definitivamente pela presidência.

Palacio de La Moneda - Santiago do Chile

Dica: Economize no seguro de viagem para o Chile e América do Sul

É possível fazer uma visita guiada pelo palácio. As visitas acontecem de teça a sexta em quatro horários diferentes. É necessário agendar previamente pelo email visitas@presidencia.cl
Veja mais informações sobre a visita guiada no site do Governo do Chile.

Mas a grande atração do Palácio de La Moneda é a troca da guarda presidencial que ocorre a cada dois dias na Plaza de La Constituición. A cerimônia acontece as 10:00 nos dias de semana e as 11:00 nos finais de semana e feriados, dura 45 minutos e é bastante disputada pelos turistas em Santiago.

Confira o calendário da Troca de Guarda:
Você pode verificar a programação oficial da Troca da Guarda no site do Governo do Chile.

No subsolo da Plaza de La Ciudadania está localizado o Centro Cultural Palacio de La Moneda, onde ocorrem várias exposições.

Nossa visita ao Palacio de La Moneda foi muito hilária, para não dizer quase trágica. Tínhamos nos programado para assistir a troca de guarda e chegaríamos um pouco antes das 10:00 ao palácio.

O que não imaginávamos é que nesse mesmo dia iria ter uma gigantesca manifestação de estudantes chilenos contra o preço e qualidade do ensino no país. E o local escolhido para a manifestação foi justamente o Palacio de La Moneda, mas na Plaza de La Ciudadania que fica no lado oposto da Plaza de La Constituición (local da troca de guardas). O palácio fica entre essas duas praças. De uma não é possível avistar a outra.

Quando faltavam uns 100 metros para chegarmos ao palácio, começamos a sentir um cheiro estranho, além de irritação nos olhos e garganta. Eram bombas de gás lacrimogêneo que a polícia estava soltando para dispersar os estudantes que estavam começando a se reunir. Mas do local em que a gente estava, não conseguíamos ver e nem ter noção do que estava acontecendo.

Só sei que fomos bem rápido até o palácio e tiramos umas fotos. Aí um policial nos informou que não haveria a troca de guarda e que era melhor a gente sair bem rápido da região por causa da manifestação.

Olhamos nosso mapa para verificar qual metrô estava mais perto e saímos em direção da estação, mas percebemos que estávamos indo de encontro com os estudantes. Aí começou um grande corre corre, as lojas fechando e todo mundo correndo em direção as estações do metrô. Isso no meio de gás lacrimogêneo e bandos de estudantes encapuzados que passavam que nem loucos. Nós utilizamos o cachecol como proteção nos olhos e boca, estavam ardendo muito.

Quando chegamos ao metrô, para piorar a situação, a estação estava fechada pela polícia, assim como todas as outras estações da região. Aí fomos embora correndo mesmo, a pé. Depois de vários quarteirões de corrida chegamos sãos e salvos em um local seguro.

Depois ficamos sabendo pela tv que esse protesto reuniu cerca de 300 mil pessoas (isso mesmo, 300 mil) e teve cenas fortíssimas de violência, com muita gente presa e vários feridos.

No final de tudo nos sentimos honrado, já que todo mundo vai até o Palácio de La Moneda para ver a troca da guarda, mas nós vimos a guarda em ação :)… na verdade foi a polícia, mas vamos falar que foi a guarda para ficar mais emocionante.

Como chegar no Palacio de La Moneda: estação de metrô La Moneda (2 quadras).

Mapa de Localização do Palácio de La Moneda e da Troca da Guarda:


Visualizar Santiago – Chile em um mapa maior

Artigos relacionados para você:

Publicitário e blogueiro, Fred Prezotto adora viajar de forma independente. O blog Dicas de Viagem contém relatos preciosos dessas viagens, além de muitas dicas para quem gosta de viajar. Encontre o Fred no Google+ e no Twitter.

Compartilhe esse artigo:
  • Ticiana

    Caros, estou vendo que a troca da guarda em determinado mês acontece pares e outros impares. Irei viajar em janeiro de 2015 pela logica de 2014 janeiro é par.

    Em janeiro de 2015, a troca da guarda será par ou impar?

    • http://www.dicas-de-viagem.com Fred Prezotto

      Olá Ticiana. Eu atualizei o post com o link correto do site do Governo do Chile com o calendário da Troca da Guarda. Infelizmente o calendário só mostra a programação para 2014. Portanto ainda não sabemos sobre 2015.

      • Ticiana

        Obrigada Fred pelo seu retorno.
        Tinha enviado um e-mail para o pessoal Sousas Tour – Receptivo no Chile
        Eles me responderam o seguinte, vou copiar aqui porque serve até para você caso alguém pergunte:

        “Oi, Ticiana.
        A Troca de Guarda é cada 48h.
        Em Dezembro 2014, ocorre os dias pares, sendo o dia 30 o ultimo dia do mês que ocorreria a mesma, pelo tanto em Janeiro, a Troca de Guarda começaria o dia 01 (impar). Ok? “

        • http://www.dicas-de-viagem.com Fred Prezotto

          Valeu pelo retorno Ticiana, assim entendemos como funciona a sistemática do calendário :)

          Obrigado e boa viagem.

  • Raisa Rocha

    estava gostando muito do blog até sentir um tom de quem gosta de ver a guarda em ação metendo o gás nos estudantes… uhmmm… vergonha alheia!

    • Fred Prezotto

      Olá Raisa, obrigado pelo comentário.

      O tom do texto foi de mostrar o susto e o medo que passamos. Pelo menos foi essa a minha intenção.

      Nós não tínhamos a mínima ideia de que iria ocorrer uma mega manifestação (300 mil pessoas) e de uma hora para outra estávamos no meio da confusão.

      Havia bombas explodindo, manifestantes mascarados e policiais correndo, pessoas colocando fogo em carros e objetos, gás lacrimogênio e nós não sabíamos para onde ir, até as estações de metrô fecharam.

      Não fazíamos a mínima ideia do que estava acontecendo. Só fomos saber o motivo da manifestação pela TV quando estávamos no hostel.

      Imagina o susto de sair para conhecer o Centro de Santiago e ficar no meio disso tudo?

      Até hoje (4 anos depois) comento com as pessoas sobre a politização dos estudantes e dos chilenos em geral.

      E de como a maioria dos brasileiros são despolitizados, embora isso tenha melhorado um pouco por aqui nos últimos tempos.

      No final disse com ironia que nós não vimos a Troca da Guarda, mas a Guarda em Ação. Mas foi num tom irônico.

      Garanto que você sentiu o tom errado do texto.

      Mas você tem o livre arbítrio de interpretar o texto e sentir vergonha do que você quiser. :)

      Abraços.

      • Raisa Rocha

        Oi Fred!!! Realmente deve ser uma situação no mínimo apavorante. Obrigada pela atenção na resposta, muitas vezes as palavras são mal interpretadas na internet. Está tudo certo! Boa semana e reitero que o blog é bastante interessante, pelo conteúdo e pela linguagem da comunicação com o leitor. Hasta

        • http://www.dicas-de-viagem.com Fred Prezotto

          :) :) :)